AUDITORIA

Os serviços de auditoria de uma forma geral, servem para oferecer credibilidade às demonstrações financeiras de uma organização, permitindo que investidores, acionistas e todos os agentes de mercado reconheçam o valor real da sua empresa e propiciem maior solidez ao ambiente de negócios.

Este processo, consiste na acumulação e avaliação de provas sobre certa matéria para determinar e relatar sobre o grau de correspondência entre essa matéria e os critérios estabelecidos para a mesma.

A matéria pode, entre outras, revestir a forma de informação financeira ou não financeira, procedimentos, conduta das operações, resultados das operações, ou o cumprimento das leis, regulamentos e ordens.

Quanto ao seu objecto e objectivos, a auditoria, pode classificar-se em interna e auditoria financeira. considerando a natureza das entidades onde é realizada, pode dividir-se em auditoria no sector privado e auditoria no sector publico. Portanto, quer a a interna, quer a financeira podem dizer respeito aos dois sectores.

AUDITORIA FINANCEIRA

É uma actividade de Avaliação, de acordo com certas normas de exames independentes, objectivos e competente, a conjuntos de demostrações financeiras e a toda documentação de suporte às mesmas, conduzida com a intenção de exprimir uma opinião sobre se as demostrações financeiras apresentam apropriadamente a posição financeira e o desempenho da actiividade.

Esta actividade de avaliação, destina-se a aumentar o grau de confiança dos utentes da mensuração de um determinado assunto, esta avaliação deve ser feita com critérios definidos e realizada por profissionais independentes, por isso, não pertencentes a entidade auditada. A sua importância para a sociedade e para a economia, é que a informação financeira disponibilizada pelas organizações, em particular as empresas, seja credível.

A auditoria é uma actividade extremamente regulada por normas que incluem legislação de enquadramento, requisitos de acesso e de exercício da profissão de auditor, normas de auditoria obrigatórias, regras de ética, de deontologia e de conduta, a fiscalização sobre o trabalho dos auditores e normas discipilinares.

AUDITORIA INTERNA

É uma actividade da própria entidade independente das actividades auditadas, de avaliação e melhorias de processos de gestão de risco, de controlo interno e de governação.

As actividades de Auditoria interna, envolvem ainda verificações de legalidade, investigações forenses, a revisão de sistemas complexos, a avaliação das operações e do planeamento, avaliação da qualidade, ou mesmo a revisão das demostrações financeiras.

A auditoria interna cobre os aspectos chaves da área de gestão, incluindo não só aspectos contabilísticos e financeiros mas também as actividades operacionais das organizações.

 

Aqui se inclui um vasto leque de actividades de auditoria, mas realizadas pro profissionais integrados na organização auditada, ou contratada por esta. Apesar de a auditoria Interna ser realizada por profissionais internos, a independência é um requisito fundamental, o que significa a não sujeição a condições que ameacem a capacidade de cumprir com as suas responsabilidades de forma imparcial.

 

Dai o acesso directo do responsável da auditoria interna aos gestores de topo e aos órgãos de administração, é condição fundamental para garantir a independência.

AUDITORIA OPERACIONAL

A auditoria operacional é um exame mais amplo da administração, dos recursos técnicos e do desempenho de uma organização. O propósito desta auditoria é medir o grau em que as atividades da entidade estão a alcançar seus objetivos.

Governança, excelência técnica e credibilidade para agregar valor aos negócios

#

Fale connosco!